Páginas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A Cidade- Braga

    É muito estranho você chegar em um lugar desconhecido sem saber de nada. Nossa primeira tarefa foi : descobrir os principais pontos, como mercado, lojas e a faculdade. Com algumas indicações do porteiro, iniciamos nossa jornada.
    Braga é uma cidade grande, possui um ótimo sistema viário urbano, ao meu ver. Não há congestionamentos, tanto que os taxis cobram as corridas por tempo e não por quilômetro rodado, e o preço é até bem acessível. As ruas possuem passarelas e faixas de pedestres, que os motoristas respeitam muito, acho que tem uma multa bem pesada para acidentes de trânsito com pedestres. Braga também possui muitas lojas de roupas, das principais marcas, dois shoppings ( está sendo construído mais um).  Ela  foi fundada  no período romano, possui 2.000 mil anos e tem cerca de 176 mil habitantes. O que é bem diferente da minha cidade São Bento do Sul, que tem cerca de seus 70 mil habitantes. É também umas das maiores cidades de Portugal, sendo recoonhecida por seus centros religiosos da época barroca, por suas festividades tradicionais, e pela presença das universidades locais, entre elas a Universidade do Minho. 
    É considerada o "pinico" de Portugal e o pior é que além de chover, venta muito. As empresas de guarda chuva devem lucrar muito por aqui. É comum em dias de chuva encontrar vários pedaços de guarda-chuvas que foram destruídos pela ventania. Dica: é preciso comprar um grande e muito resistente, aquelas sombrinhas pequenas não servem de nada aqui.
    O verão é quente, teve dias com 42 graus em setembro, no inverno, cerca de seus 5- 10 graus e, em dias muito frios chega a temperaturas negativas na faixa dos -3. Eu não achei muito frio, mas o pessoal do norte e nordeste do Brasil está sofrendo muito, pois pra eles inverno é 25 graus. Acho que é porque o clima da minha cidade é parecido e aqui, o interior de escolas, casas, e lojas possiu sistema de aquecimento, o que não ocorre onde moro. Então, acabo por passar mais frio lá do que aqui. 
    Braga também foi escolhida pelo fórum europeu da juventude, para  ser a Capital Européia da Juventude em 2012. O que é é estranho porque também há muitos idosos. Se você entrar em um autocarro ( ônibus) ou andar pelas ruas aos finais de semana, só verá idosos. Isso ocorre porque grande parte dos universitários  não residem aqui e acabam indo para a casa nos fins de semana. Falando em transporte público, ele é bem deficiente. Da Universidade para a residência Santa Tecla o último autocarro sai as 8 horas, sendo que á noite diversas aulas de mestrado e cursos noturnos terminam 22 horas. Outro ponto interessante é a existência de farmácias, pelo que eu soube elas são reguladas pelo Governo afim de que não tenha muitas farmácias umas próximas das outras. E se você andar pelas ruas do centro verá muitas farmácias pequenas, que até parecem artesanais, sendo muito raro encontrar uma rede de farmácias como aquelas que têm no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário