A Universidade do Minho é uma Universidade grande, possui cerca de 15 mil alunos e tem 34 anos de existência. É composta por 2 campus, Gualtar que fica aqui em Braga, e o de Guimarães, chamado de Azurém. Ela aposta muito na internacionalização e por isso, possui convênio com cerca de 200 universidades afim de promover intercâmbios. Há também diversos serviços sociais de apoio aos alunos.
Aqui em Braga há duas residências universitárias. A Loyd, que fica a uns 10 minutos a pé da UM ( sigla que irei usar para descrever a Universidade do Minho). É uma residência mais nova, moderna e bem localizada. Dá de frente para um parque, com um córrego, quadras de futebol, e espaço para corrida e outras atividades físicas. (Eu não posso deixar de parabenizar as pessoas que correm naquele lugar, pois todos os dias que eu passo ali para ir para a UM, vejo muitas pessoas se exercitando. E não são jovens, a maioria são pessoas mais velhas que, sob sol ou chuva lá estão, diariamente correndo em grupos ou solitários). As instalações da Loyd são bem melhores que a da Santa Tecla, a outra residência, na qual estou morando. Os quartos possuem mais espaço, cada um tem seu próprio banheiro, frigobar, microondas e TV. Já a Santa Tecla, pra começar fica a uns 35 minutos a pé da Universidade. E tem dois 5 blocos denominados por: A, B, C, D e E. Os blocos, D e E são mistos, ou seja os andares possuem tanto rapazes, como meninas, mas nos quartos só podem ficar juntas pessoas do mesmo sexo, exceto se forem casadas. Esses blocos mais antigos possuem as mesmas coisas que os quartos da Loyd mas como são velhos, as instalações são muito precárias. Esses dias caiu a pia do quarto da minha amiga. Foi muito engraçado quando ela me contou: "Stéphani, a pia do meu banheiro simplesmente caiu ! ". Já os blocos, A,B e C são mais novos. O A é das meninas ( meu bloco), o B dos meninos e o C, misto. Eles não possuem banheiro, nem frigobar e muito menos microondas no quarto. São bem menores, não há espaço para guardar quase nada. E possuem uma cozinha por andar com 2 geladeiras, dois mocroondas, mesas e cadeiras. Não temos fogão, é isso mesmo, se você quiser fazer alguma coisa para comer, aprenda a cozinhar no microondas. Na verdade, há anos atrás havia fogão, mas como deu vários problemas com incêndio, eles retiraram e é proibido cozinhar na residência. Também tem um banheiro comunitário com uns 8 chuveiros, 8 vasos sanitários e 5 pias por andar. Quando cheguei aqui, pensei que o banheiro seria muito nojento, mas não, eles são bem limpinhos, de segunda a sexta tem uma senhora que limpa a cozinha e os banheiros, deixando-os em ótimo estado. Então, se for para pesar os pontos positivos e negativos, seria: os blocos mais antigos são maiores e possuem banheiro no quarto, porém são velhos e muito frios, além disso é preciso pagar uma taxa caso use energia elétrica em excesso. E o excesso é cobrado no final do semestre, então você não pode regular de mês em mês o uso disso. Já os blocos mais novos são menores, porém excesso de energia elétrica não é cobrado, são melhor isolados e por isso são mais quentinhos e bonitos. Depois disso, você pode me perguntar: "Então, qual o melhor bloco? ". Não há! Todo mundo quando chega acha o outro bloco melhor, porém com o tempo você se acostuma e acaba não trocando mais o seu.
E sobre a Santa Tecla, há também uma sala de estudos por andar e uma cantina, uma versão menor da cantina da UM, que serve almoço e jantar se segunda á sabado pelo preço de 2,40 euros. As refeições são bem balanceadas, você tem direito a um prato de comida e salada, um prato de sopa, uma sobremesa, que você pode escolher entre fruta ou doce, e um copo de suco. Tem dias que a comida é uma delícia, como lasanha, peixe, frango mas outros, nem tanto. Quando tem carne de porco por exemplo que eu não gosto. Também temos uma lavanderia, que está sempre lotada e algumas máquinas de lavar e secar não funcionam, Mas é uma mão na roda para os residentes, porque os preços são bem acessíveis para lavar roupa, cerca de 1 euro para lavar e 1 euro para secar cada maquinada, coisa que se você mandar as roupas nas lavanderias da cidade vai pagar 3 euros para lavar uma simples camiseta.
Um aspecto muito ruim da Santa, é que do lado da resiência, há o prédio dos ciganos. É uma espécie de cohab, mas em forma de prédio e não de casas populares. Pelo que sei, isso foi feito para os ciganos que não tinham moradia e andavam perambulando por aí. Eu não acho legal uma residência universitária estar localizada perto disso. Porque, se você pensa que na Europa não há favela, lhe digo que tem sim. Não é denominada desta forma, aqui, por exemplo chamamos de casa dos ciganos, mas se comportam da mesma forma. Vivem brigando entre si, as vezes se escuta barulhos de tiro, rola muito tráfico de drogas e a polícia está direto por aqui. É perigoso? Sim, dá medo. Eu não passo sozinha por ali á noite, mas você se acostuma, é só ficar na sua que eles não vao fazer nada.
Até agora falei só das coisas ruins da Santa Tecla em relação a Loyd, não é ? Mas a Santa tem algo que a Loyd não tem. É um certo companheirismo,é aqui que está a galera. E, se você gosta de convivência com as pessoas, aqui é o melhor lugar. Porque sempre tem uma festinha no quarto de alguém e uma incrível conunicação entre os residentes. Fazemos brincadeiras dizendo que a Santa "tecla", porque estamos sempre conectados ao facebook combinando festas, ou fofocando sobre os principais fatos da noite anterior. Ah, esqueci de mencionar que as residências possuem internet wi-fi . A Santa ainda possui um laboratório de informática caso você não tenha um computador portátil e uma academia pequena.
Voltando a UM, ela tem uma ótima infra- estrutura com esportes dos mais variados e com preços bem acessíveis para os alunos. Tem uma cantina, vários bares que vendem lanches e um outro restaurante mais caro. E possui também uma excelente biblioteca.
Residência Universitária Sta. Tecla-blocos A e B |
A UM, é uma Universidade pública, mas nem por isso precisa deixar de ser paga. É cobrado uma propina aos alunos. Gostei desse método, pois acho que ajuda muito nos custos para manter as instalações da Universidade e faz com que os alunos valorizem mais os seus estudos. As propinas ( mensalidades) aqui são bem em conta, cerca de 1.000 euros por ano e ainda a Univerisidade dispõe de bolsa para aqueles alunos que não podem pagar.
![]() |
Cerimônia de Recepção dos Alunos Estrangeiros- Largo do Paço |
![]() |
Primeira visita á Universidade do Minho |
Neste momento são por volta de 17000 alunos de vários graus. Por volta de 700 funcionários não docentes e 1200 docentes.
ResponderExcluirApenas para precisar o seu execelente artigo!
Aaah muito obrigada pela contribuição !
ResponderExcluirStéphani, muito obrigada pelas informações.. to indo pra Braga no prox semestre e tirei muitas duvidas!! Gostaria de saber se no bloco D tem wireless nos quartos, vc sabe me informar? brigada!!! R
ResponderExcluirStéphanie, obrigada pelas informações... eu e uma amiga candidatamo-nos para a universidade do minho e como moramos longe precisamos de ficar nas residências. Nós temos algumas dúvidas sobre por exemplo quantas pessoas ficam num quarto, pois já nos disseram que nas residenciais costumam colocar 5 a 6 pessoas num só quarto. e depois também temos algumas dúvidas sobre os banheiros comuns, eles são tanto para rapazes e raparigas, ou os rapazes têm um comum só para eles e elas têm um comum so para elas? e depois os chuveiros são todos juntos ou são divididos?
ResponderExcluirVocê pode-nos informar???
Mt obrigada
Iris
Olá Iris !
ResponderExcluirAssim: na residência há quartos de duas pessoas e quartos individuais, que são um pouco mais caros, não mais que isso. Tem duas situações de banheiros: nos blocos novos, cada quarto tem o seu, e você só pode dividir quarto com pessoa do mesmo sexo, exceto de for casado. E nos blocos mais novos, os banheiros são comunitários, tem um banheiro por andar o qual conta com cerca de : 5 pias, 10 privadas e 10 chiveiros, e também é apenas para pessoas do mesmo sexo, porque há um prédio só de rapazes, e outro só de raparigas. Os chuveiros possuem divisão e têm uma espaço muito com, não há problemas quanto á falta de privacidade.
qualquer dúvida, estou ao dispor :)
Stéphani
Esse artigo serviu para tirar muitas dúvidas. Sou brasileiro e estou querendo fazer mestrado na Uminho. Só me tire uma dúvida esses alojamentos, é a gente que escolhe, ou e a universidade quem decide em que residência vc vai morar??
ResponderExcluirObrigado pela atenção.
Me diz outra coisa, muitas das aulas tem bibliografia em inglês?
ResponderExcluir