Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2011

O Tratado de Bolonha mudança pra melhor ou pior?

    O Tratado de Bolonha é um processo que visa integrar todas as universidades da Europa afim de que, uma pessoa possa começar um curso em um país, por exemplo, e terminar em outro, de forma que o que ela já estudou, possa validar em qualquer país da União Européia. Ou seja, uma unificação do Ensino na União Européia.
    Esse tratado modificou muito a forma de ensino. Eu não conhecia o Ensino antes disso, mas a maioria das pessoas reclama, isso porque uma licenciatura que durava 4 ou 5 anos em média, passa a ter duração de 3 anos. E com mais 2 anos você já tem mestrado. Então se antes você levava em média 7 anos para ser mestre, agora  leva só 5. Até aí tudo bem, mas ponto negativo disso é que os anos de estudo foram reduzidos, mas o conteúdo não. Então os professores precisam fazer uma ginástica para conseguir lecionar as mesmas coisas em menos tempo.
O que eu percebi, que realmente os professores correm contra o tempo, pelo menos no curso de gestão ( como é chamado o curso de administração aqui ). Alguns colegas brasileiros que fazem comunicação, psicologia, os quais estudam em Universidades Federais no Brasil, acharam o curso aqui mais fraco.
     As aulas são divididas em semestres. O 1º semestre do ano letivo daqui, que é pra ter 6 meses, começou em 20 de setembro e tivemos aulas até 20 de dezembro. Em Janeiro, já estávamos estudando no dia 3, mas só foi uma semana de aula e depois as semanas de prova e exames finais até fevereiro. Então estudamos praticamente 3 meses durante cada semestre. Então imagina a correria aqui, toda aula era muita matéria, e como a ementa da maioria das matérias do meu curso exige aulas práticas, e não se tem tempo para exercer a prática nas aulas, os professores davam trabalhos toda a semana. Pra mim foi bem corrido, as matérias nos eram "jogadas" em grande quatidade todas as aulas e tínhamos exaustivos trabalhos para fazer, que não eram muito práticos, envolviam muito mais pequisa e estudos de caso do que atividades de criar, de fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário