Em um mundo tão globalizado, tão evoluído, as pessoas ainda ficam julgando as outras de forma preconceituosa!
Eu vim pra cá, achando que a Europa seria mais liberal, por estar mais à frente, mais evoluída. Mas o povo, daqui de Portugal pelo menos, é muito atrasado em questões de preconceito.
A visão que a maioria deles têm da mulher brasileira, em geral, é péssima,! Eles nos vêem como mulheres que cultuam muito o corpo, e que só servimos para o sexo !
Essas dias vi um livro que estava à venda, o qual tinha na capa uma mulher de biquíni, e o título: "Aprenda a Seduzir os Homens como as Brasileiras", então vocês podem ter uma base do pensamento deles.
Uma grande causa disso, é que aqui tem muita brasileira que trabalha com prostituição, são muitos os anúncios nos jornais do tipo : "brasileirinha gostosa...". Há realmente muitas brasileiras se prostituindo por aqui. Tem um prédio, denominado "Torre Verde"que é reconhecido como a residência da maioria dessas mulheres, apesar de não ter apenas prostitutas morando lá. Mas se, você for brasileira e disser que mora lá, provavelmente será tachada como tal.
Eu e algumas amigas já sofremos muito preconceito em relação á isso. As vezes passamos na rua e escutamos alguma coisa negativa sobre "brasileira" dos homens. Eles nos reconhecem pela forma de falar e já nos julgam sem ao menos nos conhecer. Uma vez eu estava em um bar marroquino, e estávamos com um grupo de portugueses e um de brasileiros. Aí estávamos pensando em ir para alguma balada mais tarde, e eu ouvi uma frase a respeito de determinado lugar de um português, que era amigo de um amigo meu: "Ah, naquela balada só tem 'brasileira'! ". Eu levantei a voz e perguntei: "Só tem brasileira??? O quê você quer dizer com isso ???? Ele não teve coragem de responder e eu continuei, em alto e bom tom: "Olha aqui, cuidado quando você se referir às brasileiras, há muita mulher que vem aqui trabalhar com sexo,é verdade, mas não somos todas assim não! Então, quando você quiser se referir ás "mulheres que ganham a vida com sexo" não se refira a brasileira !!!!
O português o qual era nosso amigo em comum, me pediu para ficar calma, mas não fiquei até terminar de falar. Porque acho uma tremenda falta de educação, porque esse elemento sabia que havia muitas brasileiras na mesa, as quais vieram aqui para estudar, e podia ter segurado esse comentário por respeito á nós, o que ele não o fez.
Então, a partir desse dia, sempre quando vejo alguma discriminação ou quando conheço um português pela internet, já explico a situação de forma bem direta, que sou brasileira e vim aqui para estudar e se for pra vir com preconceito é melhor não continuar a conversar.
Outra situação ocorreu em um bar acadêmico aqui em Braga, estava eu falando com um português e falei que sou do Brasil e tals, de repente ele soltou essa: "Aah, pois gostaria muita de ir para o Brasil, muitas mulheres, e um europeu mostrando euro no bolso..."com o intuito de dizer que, ele com euros, ia ser fácil "pegar as brasileiras". Desculpa mas nós brasileiras olhamos muito mais que dinheiro no bolso, e se alguima procurar isso, pode procurar nos brasileiros mesmos, qu há muito corpos bonitos e ricos por aqui também.
Episódios como esse que descrevi são muito comuns. Mas convém dizer que há, uma minoria mas há, de portugueses que são muito diferentes, geralmente aqueles que possuem alguma experiência no exterior, e que têm a mente mais aberta. Eles gostam do povo brasileiro por ser animado, e se tornam grandes amigos nossos, mas isso infelizmente ainda é minoria.
E para finalizar, aqui vai uma pergunta à esses portugueses, que ainda possuem uma visão atrasada e preconceituosa: Se tem muita brasieira trabalhando com prostituita aqui em Portugal é porque provavelmente tem muito mercado consumidor desse tipo de serviço, e formado por homens portugueses em sua maioria!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário