Páginas

domingo, 1 de maio de 2011

Sem Papel Higiênico: Medida para solucionar problemas ou é a crise portuguesa???

    Uma coisa que me deixou muito irritada essa semana foi a decisão dos admisnitradores da Residência Sta Tecla, ou sei lá quem foi, que tomou a decisão de suspender o fornecimento de papel higiênico aos banheiros coletivos da residência.
    Vamos à história desde o início: 
    Algumas pessoas, tem o costume de usar o papel higiênico e ao invés de jogar no lixo, acabam por jogar na privada, o que causa problemas no sistema de descarga. Eu não sei o porque deste costume,deve ser portugês, porque é muito comum em muitos lugares aqui, não ter lixeiro, o que lhe obriga a fazer isso de qualquer forma.
    E, para acabar com esse problema, não sei quem decidiu, mas não teremos mais disponível papel higiênico nos banheiros coletivos, ou seja nos blocos reformados, em que não possuímos banheiro no quarto, apenas um por andar com várias privadas, e chuveiros.
Vamos as minhas críticas:  
  • O aviso da nudança foi colocado apenas no elevador. Eu não uso elevador, e fiquei sabendo  disso apenas porque uma amiga minha me avisou.
  • O aviso está somente em português sendo que temos  aqui pessoas de várias nacionalidades que não falam português como: chinesas, turcas, etc.
  • O fato de não fornecer papel higiênico não é algo que irá mudar a comportamento das pessoas que fazem isso. Isso porque, elas vão continuar a usar papel higiênico (que  é uma necessidade e não é nenhuma fortuna para ser comprado) , e vão jogá-los no mesmo lugar em que estão habituadas, não solucionando o problema.
  • Alguns banheiros masculinos nem possuem lixeira, tendo apenas uma lixeira próxima das pias por andar.
    Ao meu ver, a solução para este problema, seria colocar os anúncios em algum lugar muito mais fácil de ser visualizado, por exemplo atrás da porta dos banheiros, para que quando cada um fosse fazer uso deles, iria com certeza ler o aviso, que poderia estar em português e inglês, o que poderia ser  muito mais educativo, alertando sobre o problema e avisando que, se não houvesse mudança de comportamento em determinado espaço de tempo seria suspenso o fornecimento de papel.
    Agora, fica uma dúvida, será que a razão para  adoção dessa medida é realmente o mau-uso do papel, ou é uma medida para redução de custos camuflada???



2 comentários:

  1. eu li o aviso, pq sou adepta do elevador (sim, sou sedentártia, hahaha) e pelo que entendi a medida foi tomada não pelo uso da privada como lixeira - pq o sistema de esgoto deles aqui foi planejado pra essa realidade - mas sim pq eles tiveram reclamações ref. o abastecimento, tipo, sempre faltava sabe? e também pq era injusto com o pessoal do D e E que tem que comprar seu próprio papel.. mas enfim, a medida me deixou revoltada tb, o que a gente paga de residencia é mais que suficiente pra colocar papel no banheiro :/

    ResponderExcluir
  2. Bem, então o sistema de esgoto deles deve estar com algum problema, pois as sanitas estão sempre entupidas e a grande parte delas fica interditada por causa dos papeis jogados lá, tanto que há vários avisos no banheiro em relação á isso. E de qualquer forma, ter banheiro no quarto é um benefício adicional para as pessoas do bloco D e E, o que para nós o benefício seria o papel, já que temos um coletivo.

    ResponderExcluir