CAFÉ ! Coffee, Kaffee, Caffè...
Há quem não goste, há quem goste um pouco, mas muitos, não vivem sem! Ele serve pra acordar no início do dia, pra comer com um pedaço de bolo, pra aquecer no inverno, pra dar uma pausa no trabalho, ou pra acompanhar extensas horas de estudo.
Pode ser quente ou gelado; pequeno ou grande; doce ou amargo; puro ou misturado; bom ou mal, enfim, pra todos os gostos e de todos os sabores.
Na inglaterra, temos a hora do chá e no Brasil, a hora é do café. Um cafézinho que se faz para as visitas, ou pra festejar alguma data especial, servido com deliciosos quitutes.
Lendo um pouco sobre isso, descobri que ele já foi proibido aos cristãos; que a origem da sua palavra remete à palavra vinho, por ser de grande importância para os antigos povos; que ele já foi queimado pelo governo brasileiro por causa da superprodução de café, afim de controlar os preços. E que, em outra crise dessas, a Nestlè passou a produzir o café instantâneo.
O café é a bebida artificial mais consumida no mundo, cerca de 400 bilhões de xícaras por ano.
Agora, se no Brasil o café é importante, aqui em Portugal ele é tão necessário quanto água. Os portugueses gostam muito de tomar café. O que eles mais consomem é o pingo direto, um café expresso servido em uma xícara pequena e bem forte.
Quase me traumatizei quando experimentei o meu primeiro cafezinho em terras portuguesas. Primeiro, porque tem milhões de tipos de café: pingo direto, meia de leite, galão, carioca, carioca limão, capuccino, machiato, com chocolate, com leite condensado, expresso, de saco, e a lista continua...
E a segunda parte do meu trauma foi que, depois de pedir um café, pensando que viria em uma xícara média e estranhar que o atendente não perguntou se eu queria com leite. O que recebi foi uma xícara bem pequena, com a quantidade de apenas um gole, sem leite e realmente muito forte. Eu e minha amiga colocamos dois pacotinhos de açúcar e mesmo assim quase morremos de tão forte que estava. Mas, como tempo você se acostuma, acaba conhecendo e provando os diferentes tipos dessa maravilhosa bebida. Eu já estou quase viciada também.
Aqui, o costume é tomar café principalmente após as refeições, mas também a qualquer hora. É muito comum as pessoas saírem pra tomar um café. As vezes acompanhando um doce, ou salgado. Porém, na maioria das vezes encontro pessoas tomando apenas aquela xícara de café e conversando com os amigos. Por esse motivo, os cafés são servidos em quase todos os lugares, no mercado, nas pastelarias (= padarias), nas escolas e nos bares e baladas. É isso mesmo, você pode ir pra uma danceteria e pedir um cafezinho. Achei isso muito interessante porque em minha região do Brasil não se tem café nas baladas.
Pelo que verifiquei na Europa a maioria dos países consome muito café. Na Itália e na Espanha, eles tomam muito o pingo direto, como aqui em Portugal. Já na Alemanha e Holanda, eles tomam muito aquele café grande, que vemos muito nos filmes americanos, chamado de coffee to go.
Aqui, começou a febre das máquinas de café expresso para se ter em casa.As pessoas compram a máquininha e a alimentam com cápsulas compradas no mercado ou em lojas especializadas. Deve ser maravilhoso preparar um cafezinho fresquinho em sua casa. Eu, se morasse aqui compraria uma sem dúvida, até porque o preço é bem em conta.
Escrevendo isso já estou ficando com água na boca e, já que terminei de escrever o que tinha pra falar, vou aproveitar e preparar uma xícara quentinha pra mim !!!! Hummm que delíciaaa...