Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Se encontrar dentro de si mesma

    As vezes você não se sente meio perdida? Não geografiamente, também não por estar louca, afinal você sabe quem é e o que faz... Mas as vezes, tenho momentos que me puxam para parar e pensar. O que quero a mais? Qual o sentido que quero pra minha vida ?

    O problema é que a maioria de nós não faz isso quando está atolado de tarefas, em uma rotina desenfreada. E, as pessoas todas ocupadas dizem que isso é coisa de quem não tem mais nada pra fazer. Mas será que é porque não temos mais nada pra fazer que prestamos mais atenção nesses pequenos detalhes, que passam despercebidos pelos outros?
Todos nós precisamos reencontrar nosso eu dentro de nós mesmos. Dar atenção àquele "eu", muitas vezes perdido, ou esquecido, o qual possui uma voz já tão fraquinha e difícil de ouvir, visto que muitas vezes não o escutamos, não damos espaço para lhe ouvir. Porque preferimos a conveniência, a vida regrada nos padrões da sociedade, a parte racional e não criativa. A parte teórica e não a arte. O concreto e não o abstrato.

Saber o que se quer da vida, quem se quer para a sua vida, o que fazer dela...

    As vezes esses momentos pedem mudanças, físicas, mentais, concretas e abstratas. E por que não aproveitar esses momentos?  Nossa vida é feita de ciclos, ou fases, como preferir chamar, e ESCOLHAS. Durante essa transição, precisamos fazer escolhas. Escolher seguir um caminho. Muitas vezes, não sabemos se ele é o adequado ao momento, se é certo ou errado, mas precisamos decidir, fazer uma escolha e confiar. Porque é somente assim que iremos agir, e desencadear novos acontecimentos, que darão origem á novos ciclos, novas fases e novas escolhas...

domingo, 24 de abril de 2011

A Santa "Tecla"

    Já que aqui na residência não temos TV, o jeito é ficar na Internet. Acabamos por ficar conectados todo o tempo que estamos aqui na residência, e quase 24 horas por dia no caso de quem tem acesso à essas redes pelo celular. É dessa forma que nos falamos, combinamos festas, eventos, falamos com nossas famílias ( a maravilha que é falar com as pessoas pela web cam em tempo real através do Skype).
    E com as facilidades dessas redes sociais, Orkut nem tanto, mas Facebook e Msn, as fofocas também rolam soltas. Tudo e todos ficam sabendo do que você fez no dia anterior, com todos os detalhes. É incrível como as notícias se proliferam por aqui. Por aqui e pelo Brasil todo, pois os antigos Eramus que já voltaram ao Brasil, continuam interligados. Essses dias, tive um amigo meu que já voltou pro Brasil, comentando comigo da super maneira como acordei todos numa viagem que fizemos ao Gerês à umas semanas atrás. No dia seguinta ele já estava sabendo.
    Por esse motivo, brinco dizendo que a residência, que se chama Santa Tecla, tecla mesmo, no sentido bem literal da palavra. Estão todos conectados, conversando e deixando uns aos outros a par dos acontecimentos diários de cada um. É como um jornal interativo, como um telefone sem fio, sem início nem fim, mas com uma grande rede de conexões...

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Datas Comemorativas Longe de Casa

    Estar longe da família e dos amigos em datas comemorativas é muito diferente. Por mais que tenho as pessoas que conheci aqui, e que também são especiais pra mim, sinto um vazio nessas ocasiões.
    Passei o meu aniversário, dia 18 de Dezembro, em Berlin. E o pessoal que estava viajando comigo cantou parabéns na neve de manhã cedinho, foi bonitinho, mas faltou alguma coisa. Eu sempre fazia um café em minha casa neste dia e convidava os parentes e amigos mais próximos. Desta vez não tive nenhuma vontade de comprar um bolinho de padaria mesmo.
    No Natal, passamos em Florença, e jantamos no restaurante de um hostel. Também estava cheio de gente, encontramos uns barsileiros lá e outras amigas que estava na Itália nos encontraram nessa data. Mas novamente, um vazio...
    Na passagem do Ano, estávamos em Barcelona, e foi uma virada muito estranha, porque o pessoal não fica perto da praia. Eles ficam dentro dos restaurantes ou na praça da Catalunya, ou então, em alguma balada próxima da praia, mas que nenhum dos meus amigos que estava viajando comigo, queria entrar. Então, ficamos lá fora, na praia, para pular as 7 ondas. Aconteceu que nos perdemos, e acabamos nos dividindo em dois grupos. Apesar de ser Barcelona e ter festas muito legais, me senti muito sozinha e muita falta da minha família e minbas amigas.
    Agora na Páscoa, não estarei viajando, temos planejado um almoço em conjunto aqui na residência e vamos ver como vai ser.
    As vezes achamos chato a monotomia das datas comemorativas, sempre a mesma coisa, as mesmas pessoas. Mas só damos valor á isso quando estamos longe.
Então, se você irá passar mais uma data especial do mesmo jeito, pare pra pensar e dar valor ao que você tem no momento. Abrace todas as pessoas, deseje-lhes coisas boas do fundo do seu coração. Pare uns instantes para pensar na sua vida, agradecer à Deus e às pessoas á sua volta, e se necessário perdoar e pedir perdão !! Aproveite o momento presente, ao lado de seus amigos ou familiares, porque afinal, nunca sabemos o que pode acontecer no momento seguinte.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Falsos Amigos Portugueses

    O portugûes daqui tem alguma diferenças com o do Brasil. Tanto que os portugueses dizem que falamos : "brasileiro" e não português. Segue abaixo algumas história engraçadas, expressões e diferenças de significados da nossa querida, mas trapaçeira, língua portuguesa:
 
"Fogo! " - quando algo dá errado, ou quando é demais. Ex:  "Hoje choveu muito, fogo !!", "Fogo, este teste foi difícil ! "

"Se calhar... "- é o nosso talvez. Ex: "Se calhar vamos á praia amanhã"

"Percebes? "- entende? Acho uma graça porque os professores falam muito isso quando estão explicando a matéria. Ex: As 5 forças de Porter são tal e tal, percebes?

"Não tem piada" - não é engraçado, ou não é brincadeira. Ex: "Não tem piada me deixar esperando até tarde"

"Vou ter contigo"- vou me encontrar com você. Ex: "Ok, então ás 7hs vou aí ter contigo ! "esse é muito engraçado, eu maliciei as primeiras vezes que ouvi...eheheheh

Verbos no gerúndio- aqui eles não falam: "estou fazendo..."e sim: "estou a fazer..."

Algumas palavras diferentes:

telemóvel= celular
autocarro= ônibus
palheta= canudinho
aparador= apontador
saco= mochila, bolsa 
pequeno almoço= café da manhã
ginásio- academia
adeus- tchau

pastelaria= padaria
Isso é uma tristeza, porque aqui não tem pastel, aquela massa fritinha com recheio de carne, palmito, ou até chocolate ( huuuuuuumm...água na boca) mas tem muita pastelaria,  esse o nome que eles dão para as padarias. Quando cheguei olhei essas placas, e pensei: "Nossa que legal, tem vários lugares pra comer pastel", entretanto,  pastel brasileiro não tem em nenhum lugar. Ou seja, estou a 6 meses sem comer pastel...heheeheheh saudaaades ;/

cueca= calcinha
Isso também tem uma história engraçada, fomos na outra residência universitária, a Loyd, fazer um trabalho de aula e entramos no quarto de nossa amiga portuguesa que mora lá. Aí, quando entramos ela disse: "Ah, por favor não reparem na bagunça, deixei algumas cuequinhas que lavei. em cima da cama" Quando olhamos eram as calcinhas dela...

camisola= camiseta
Então, podemos dizer que os homens usam camisola, e as mulheres, cuecas..ahhaaha !
 
menina= mulher 
Todo mundo te chama de menina, muito engraçado.

rapariga- moça
No Brasil eu associo o nome rapariga a algo meio negativo, relacionado à prostituta, mas aqui tive que me acostumar..

biscate= bico (quando nos referimos a um trabalho informal). E a palavra bico aqui significa = sexo oral.
Tenho uma amiga de Tocantis, que me contou algo engraçado sobre isso . Estava ela e o marido na cantina, na hora de jantar, conversando com o pessoal na hora do jantar, e ela disse: Ah, eu quero arrumar um bico aqui para conseguir ajuntar um dinheiro a mais e tal, né Diogo? Imaginem o que os portuga deviam ter pensado: a mulher fala que quer fazer sexo oral pra ganhar dinheiro e o marido ainda aprova... 
Eu também caí nessa, estávamos em um barzinho com um amigo português e eu umas amigas comentando sobre "fazer bico", ele como já está acostumado a conviver com Erasmus nos alertou do significado malicioso da palavra.

rabinho ou cuzinho = bumbum
Na academia, faço aula de pilates, e tem um exercício que precisa contrair os glúteos, e a professora fica dizendo: "Contrai bem o cuzinho, todo mundo com o rabinho duro". Gente, nas primeiras vezes eu não conseguia contrair nada porque era muito engraçado ela falando isso.


durex= camisinha
Tenho uma amigo que foi no GRI, que é o departamento que cuida dos erasmus, e pediu emprestado pra chefe de lá: "Você tem um durex pra me emprestar, eu devolvo rapidinho"
Aí diz que ela respondeu pra ele: "Menino, aqui não tem isso" hahahahahah (imagine o que ela pensou: esse brasileiro vem aqui pedir camisinha emprestado, e diz que logo devolve, em pleno dia, e horário de estudos).
Aí uns dias depois, quanto tivemos uma repcepção organizada pelo GRI, para conhecer o reitor, esse meu amigo estava perto da chefe para quem ele pediu camisinha, e uma outra brasileira perguntou pra ele:  "o que você vai fazer hoje?" e ele respondeu na brincadeira: "sexo selvagem!". Essa chefe do GRI escutou isso e disse que ele estava desvirtuando as outras pessoas. Eu me parti de rir quando ele contou essa história. Pra mim foi a mais engraçada.

malhar= fazer sexo
Estávamos nós em uma viagem de grupo para Évora, Sintra e algumas outras cidades, organizadas pela Universidade, e uma senhora, que faz mestrado aqui e é professora no Brasil, me disse: "Nossa como a sua bunda é dura". E começamos a falar de academia e ela perguntou se eu fazia academia, e eu disse: "Eu adoro malhar". Até então não sabia do significado da palavra. E o cara que organiza, ele é bem gente boa, mas nem por isso deixou de tirar uma com a minha cara. E dissr mais alto ainda: "Você adora malhar é? ". Foi aí que todos os portugas riram. E todos o fizeram quando ele explicou o que significava isso em Portugal.